Latest news

O fim

Novo Saw V poster

Mais dois filmes para Rid...

Críticas pessoais- Hellbo...

Estreias nacionais

Novas imagens para Watchm...

Harry Potter and the half...

Ghost town poster

Star trek poster

Estreias nacionais

Terça-feira, 6 de Maio de 2008

Críticas pessoais- Homem de ferro ( Iron man )

Melhor: Robert Downey Jr., a pós-produção

Pior: desequilibrio estrutural, poucas e breves cenas de acção

 

Comentário

Mais uma adaptação da Marvel, desta vez o Homem de ferro chega aos nossos ecrãs. Tony Stark, aqui protagonizado por Robert Downey Jr., é um bilionário, dono de uma indústria de armamento militar e é também um génio da invenção. Tudo lhe parece correr bem na vida, mas quando este tem que ir demonstrar o seu produto novo ( os mísseis Jericho ), ele é raptado e obrigado a criar esses mísseis para os seus raptores. Naquela caverna onde ele está a ser retido, ele percebe aquilo que nunca antes tinha pensado. As suas famosas invenções não protegem só a sua nação, mas criam destruição a toda à volta e inocentes morrem por isso. Nessa altura, ele decide que está na hora de parar e tentar fazer alguma coisa para compensar o mal que fez. Ele cria Iron man!

Esta adaptação da Marvel está bem conseguida em vários aspectos, mas peca em certos pontos de vista. Robert Downey Jr. é. sem margem para dúvida, a razão pela qual Homem de ferro criou enorme expectativa e tem sido um sucesso nas bilheteiras. O filme é quase um one-man-show, deixando as outras personagens a milhas. Downey Jr. ofusca por completo o resto elenco com a sua fulgurante interpretação, sendo um dos seus exemplos, o seu grande amigo Jim Rhodes ( Terrence Howard ) que irá ser o próximo vilão na sequela que está planeada para 2010. Adorei bastante a interpretação de Jeff Bridges como Obadiah Stane, mas tal como disse, muita gente centrará a sua atenção em Downey Jr. e nem ( ou pouco ) notará os outros personagens. Mais uma vez, Gwyneth Paltrow torna a ser o elo mais fraco do elenco. Só com Downey Jr. é que ela consegue ganhar uma certa expressão, mas quando sozinha, parece apática...

Outro aspecto que tem ser aqui referido são os efeitos especiais e afins. Estão de encher o olho! O Iron man está espectacular, mas podem não acreditar, gostei mais do Iron monger. Principalmente, quando Obadiah Stane é revelado dentro dele. Para mim, foi esse o ponto mais alto do filme.

No entanto, e como já tinha referido anteriormente, o Homem de ferro peca entre certos pontos de vista, sendo um deles o seu desequilibriio estrutural. A sua estrutura arruína por completo o considerado pacing, estagnando o filme por várias vezes. Isso tudo, por causa do seu desenvolvimento pormenorizado do personagem Tony Stark. Existem ali certas situações que não deviam chegar ao print final, sketchs cómicos que não mereciam fazer parte do filme. Aliás, a meu ver, o filme, por vezes, abusa muito no aspecto cómico. Existem certas situações que o filme merece, mas outras que simplesmente torna-se irrelevante em termos argumental. Outro facto que arruina o pacing do filme é a exploração tecnológica à volta do fato, mas neste caso algo tinha que ser mostrado, mas não tanto e tão detalhado. Porque ao serem explorados estes aspectos, o filme deixa ter momentos de acção, e foi isso que aconteceu. Existem apenas 4 momentos ( todos eles são apresentados nos trailers do filme ) que poderemos considerar de acção: o embate com a Mark I, o primeiro embate com o Mark III, o Mark III contra os aviões e o confronto final. Não existe mais nenhum, e todos eles são breves. Não dá para verificar a magnitude do poder de Iron man. Eu fiquei um pouco decepcionado e defraudado, visto Iron man ser um dos poucos heróis aos quais nunca liguei bastante, mas pelo que vi ao início, alimentou-me bastante a expectativa. Queria mesmo ver o seu poder. O homem de ferro fez-me lembrar o Batman mas menos sombrio. Ambos são bilionários, não têm poderes sobrenaturais e têm vários gadgets.

O Homem de ferro é um filme fácil de ver devido ao seu espírito light próprio para esta época que se aproxima. O Verão está a chegar e começamos já com um bom blockbuster.

 

 'I should be dead already... It must be for a reason... I just finally know... what I have to do...'

Published by Dreamweaver às 18:12
Post link | Add to favorites
De Ana S a 21 de Junho de 2008 às 23:00
Não se pode dizer que o filme seja mau mas sinceramente esperava mais. Mais efeitos especiais e mais desenvolvimento da personagem principal. O que não estava á espera era do carisma e do sentido de humor de Robert que compensou as pequenas falhas do filme!
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Author

Search

 

Setembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30