Latest news

O fim

Novo Saw V poster

Mais dois filmes para Rid...

Críticas pessoais- Hellbo...

Estreias nacionais

Novas imagens para Watchm...

Harry Potter and the half...

Ghost town poster

Star trek poster

Estreias nacionais

Segunda-feira, 11 de Junho de 2007

Crónica 7 dias 7 filmes

 

 Eddie Murphy nasceu em 1961, em Brooklyn, Nova Iorque. O pai de Murphy morreu quando ele tinha apenas 8 anos. A sua mãe casou-se novamente e ele foi criado confortávelmente  numa família de classe média. Inteligente e ágil, Murphy tornou-se o aluno mais popular de escola graças às palhaçadas que fazia nas aulas.

Com 15 anos, começou a fazer números cómicos em clubes nocturnos e aos 19 foi contratado para o numeroso elenco secundário do programa humorístico "Saturday Night Live" (SNL), que até hoje (com diversas renovações de elenco) é exibido pela rede norte-americana de TV NBC. Esperto, rápido com as palavras, malandro e levemente arrogante, o jovem Murphy logo se transformou na principal atracção do programa, onde rápidamente ficaria famoso por seus personagens como o poeta de prisão Tyrone Green.

Com a sua popularidade em alta, Murphy estreou-se em 1982 no cinema no drama de acção 48 Horas e como sua popularidade aumentava cada vez mais, passou a receber um cachê de 8 milhões de dólares por filme. No ano seguinte, participa ao lado de seu colega de SNL, Dan Aykroyd, e de Jamie Lee Curtis na comédia Os ricos e os pobres, onde dois irmãos milionários resolvem fazer uma aposta na qual trocam de lugar um vagabundo (Murphy) e um jovem executivo (Aykroyd) para provar que o ambiente influencia o caracter.
Mas é em 1984 que Murphy realiza o seu primeiro filme como protagonista e um dos maiores sucessos da década, Caça-polícias, no qual interpreta o polícia Axel Foley. O seu filme seguinte, O menino d'ouro, também faz um enorme sucesso. Após o Caça-polícias 2, a carreira de Murphy começa a declinar, apesar do sucesso de Um Príncipe em Nova Iorque, no qual desdobra-se em quatro papéis (em alguns dos quais está irreconhecível).

Mesmo com a fria e, por vezes, negativa recepção de alguns de seus trabalhos tanto pela crítica como pelo público, Murphy dá a volta por cima em 1996 com o remake do clássico de Jerry Lewis, O professor chanfrado. Típico filme para a família, a produção deu um novo impulso à carreira de Murphy. Seus trabalhos seguintes, os filmes infantis Dr. Dolittle, onde interpreta um veterinário que conversa com animais, e a animação da Disney Mulan, no qual empresta a voz ao dragãozinho Mushu, foram grandes sucessos. Decidiu então seguir a fórmula e fez as sequelas de O professor chanfrado e Dr. Dolittle, enquanto actuou, no final da década de 1990 ao lado de Martin Lawrence ( É a vida! ) e Steve Martin ( O sem-vergonha ). No entanto, um dos seus maiores ( e recentes )sucessos seria Shrek, onde Eddie dá a voz a Donkey.

 

Título original: É a vida ( Life )

 Ano: 1999

 Género: Comédia/Drama

 Duração: 108 minutos

 Realização: Ted Demme

 Argumento: Robert Ramsey, Mathew Stone

 Elenco: Eddie Murphy

 Martin Lawrence

 Obba Babatundé

 Sinopse: Em meados da década de 90, dois reclusos enterram dois condenados á morte que morreram queimados, um terceiro recluso narra a história deles. Esses condenados à morte estiveram presos durante 65 anos por um homícidio que não cometeram, sendo culpados por um crime cometido pelo próprio xerife da cidade. Esta história conta a vida de Ray Gibson ( Eddie Murphy ) e Claude Banks ( Martin Lawrence ) durante esses 65 anos na prisão.

 

 
Rayford Gibson: [after being denied pie] Look, My Name's Ray Gibson I'm from New York. Let's talk Turkey, How much will it cost for you turn two of those whites-only pies into two nigger pies
Billy's Mama: [cocks gun] How 'bout I turn y'all into Nigger pie? 
Published by Dreamweaver às 13:57
Post link | Comment | Add to favorites

Author

Search

 

Setembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Filme da semana