Latest news

O fim

Novo Saw V poster

Mais dois filmes para Rid...

Críticas pessoais- Hellbo...

Estreias nacionais

Novas imagens para Watchm...

Harry Potter and the half...

Ghost town poster

Star trek poster

Estreias nacionais

Em cartaz


Dolce vita Coimbra

 

Star wars: A guerra dos clones

( V. Portuguesa )

14h ; 16:30h ; 19h ; 21:30h ; 24h

 

Fórum Coimbra

 

Viagem ao centro da Terra 3-D

16:30h ; 18:50h ; 21:30h ; 23:50h

 

Babylon AD

14h ; 16:40h ; 19:10h ; 21:40h ; 00:10h

Hellboy II: The golden army

The dark knight

The incredible Hulk

Indiana Jones IV

Iron man

The mist

[REC]

The bucket list

Halloween

John Rambo

CloverField

Saw IV

Aliens vs predator 2

I am legend

National treasure: Book of secrets

Hot fuzz

Hitman

Beowulf

Resident evil: Extinction

1408

Superbad

Next

Ratatouille

The Simpsons

Harry Potter 5

Hostel- Part II

Evan almighty

Disturbia

Transformers

Die hard 4.0

Pirates of the Caribbean 3

Zodiac

Fracture

Spider-man 3

TMNT

Wild hogs

300

El laberinto del fauno

Norbit

Curse of the golden flower

The pursuit of happyness

Tenacious D- The pick of destiny

Hannibal rising

Rocky Balboa

Bobby

The wicker man

Apocalypto

A night at the museum

The prestige

School for scoundrels

The holiday

Saw III

Casino Royale

Um segundo para viver

O anjo negro

Incident at Loch Ness

Antes só que mal acompanhado

Curto-circuito

Electric dreams

Critters

S.O.S. palhaços assassinos

Happy Gilmore

Ed Wood

Brother

The fearless vampire eaters

Ichi, o assass1no

Saló ou 120 dias de sodoma

 

La bamba

Mean machine

The money pit

The mummy

The passion of the Christ

Three amigos

 John Carpenter

Starman

The fog

Escape from New York

Big trouble in little china

Assault on precint 13

Halloween

The thing

 

Arnold Schwarzenegger

Conan the barbarian

Terminator 3- Rise of the machines

True lies

Total recall

Predator

The terminator

Terminator 2- Judgement's day

 

Robert Zemeckis

Romancing the stone

Back to the future II

Contact

Cast away

Who framed Roger Rabbit

Back to the future

Forest Gump

 

Eddie Murphy

Life

Trading places

The golden child

48 hrs

Beverly hills cop II

Coming to America

Beverly hills cop

The girl next door

The librarian

Before sunrise

The da Vinci code

Snakes on a plane

Lady in the water

Nacho libre

Pirates of the Caribbean 2

Children of men

Click

House of the flying daggers

Encrypt

Love actually

The departed

The transporter 2

Eragon

Final fantasy VII

The descent

Final destination 3

Terça-feira, 6 de Maio de 2008

Críticas pessoais- Homem de ferro ( Iron man )

Melhor: Robert Downey Jr., a pós-produção

Pior: desequilibrio estrutural, poucas e breves cenas de acção

 

Comentário

Mais uma adaptação da Marvel, desta vez o Homem de ferro chega aos nossos ecrãs. Tony Stark, aqui protagonizado por Robert Downey Jr., é um bilionário, dono de uma indústria de armamento militar e é também um génio da invenção. Tudo lhe parece correr bem na vida, mas quando este tem que ir demonstrar o seu produto novo ( os mísseis Jericho ), ele é raptado e obrigado a criar esses mísseis para os seus raptores. Naquela caverna onde ele está a ser retido, ele percebe aquilo que nunca antes tinha pensado. As suas famosas invenções não protegem só a sua nação, mas criam destruição a toda à volta e inocentes morrem por isso. Nessa altura, ele decide que está na hora de parar e tentar fazer alguma coisa para compensar o mal que fez. Ele cria Iron man!

Esta adaptação da Marvel está bem conseguida em vários aspectos, mas peca em certos pontos de vista. Robert Downey Jr. é. sem margem para dúvida, a razão pela qual Homem de ferro criou enorme expectativa e tem sido um sucesso nas bilheteiras. O filme é quase um one-man-show, deixando as outras personagens a milhas. Downey Jr. ofusca por completo o resto elenco com a sua fulgurante interpretação, sendo um dos seus exemplos, o seu grande amigo Jim Rhodes ( Terrence Howard ) que irá ser o próximo vilão na sequela que está planeada para 2010. Adorei bastante a interpretação de Jeff Bridges como Obadiah Stane, mas tal como disse, muita gente centrará a sua atenção em Downey Jr. e nem ( ou pouco ) notará os outros personagens. Mais uma vez, Gwyneth Paltrow torna a ser o elo mais fraco do elenco. Só com Downey Jr. é que ela consegue ganhar uma certa expressão, mas quando sozinha, parece apática...

Outro aspecto que tem ser aqui referido são os efeitos especiais e afins. Estão de encher o olho! O Iron man está espectacular, mas podem não acreditar, gostei mais do Iron monger. Principalmente, quando Obadiah Stane é revelado dentro dele. Para mim, foi esse o ponto mais alto do filme.

No entanto, e como já tinha referido anteriormente, o Homem de ferro peca entre certos pontos de vista, sendo um deles o seu desequilibriio estrutural. A sua estrutura arruína por completo o considerado pacing, estagnando o filme por várias vezes. Isso tudo, por causa do seu desenvolvimento pormenorizado do personagem Tony Stark. Existem ali certas situações que não deviam chegar ao print final, sketchs cómicos que não mereciam fazer parte do filme. Aliás, a meu ver, o filme, por vezes, abusa muito no aspecto cómico. Existem certas situações que o filme merece, mas outras que simplesmente torna-se irrelevante em termos argumental. Outro facto que arruina o pacing do filme é a exploração tecnológica à volta do fato, mas neste caso algo tinha que ser mostrado, mas não tanto e tão detalhado. Porque ao serem explorados estes aspectos, o filme deixa ter momentos de acção, e foi isso que aconteceu. Existem apenas 4 momentos ( todos eles são apresentados nos trailers do filme ) que poderemos considerar de acção: o embate com a Mark I, o primeiro embate com o Mark III, o Mark III contra os aviões e o confronto final. Não existe mais nenhum, e todos eles são breves. Não dá para verificar a magnitude do poder de Iron man. Eu fiquei um pouco decepcionado e defraudado, visto Iron man ser um dos poucos heróis aos quais nunca liguei bastante, mas pelo que vi ao início, alimentou-me bastante a expectativa. Queria mesmo ver o seu poder. O homem de ferro fez-me lembrar o Batman mas menos sombrio. Ambos são bilionários, não têm poderes sobrenaturais e têm vários gadgets.

O Homem de ferro é um filme fácil de ver devido ao seu espírito light próprio para esta época que se aproxima. O Verão está a chegar e começamos já com um bom blockbuster.

 

 'I should be dead already... It must be for a reason... I just finally know... what I have to do...'

Published by Dreamweaver às 18:12
Post link | Comment | Add to favorites
|
12 comentários:
De Hugo Gomes a 6 de Maio de 2008 às 22:29
Bem, vou fazer as palavras de um amigo como fossem minhas acerca deste filme - "Qual Transformers, qual carapuça!" acho que está tudo explicado
De RJ a 7 de Maio de 2008 às 17:16
É um excelente filme de super-herói. A interpretação do Downey Jr. é fabulosa.
Gostei também de um aspecto que consideraste negativo, que é o facto de ter poucas cenas de acção. Isso até funciona a seu favor, já que muitos filmes se concentram demasiado em explosões e pirotécnia e se esquecem de ter verdadeiro conteúdo. Ainda assim, acho a cena de acção com os aviões, fantástica :P
E fazer que um filme de um super-herói com verdadeiro conteúdo é dificíl, mas Favreau conseguiu-o!

PS: Já agora, dizes que o Rhodes, a personagem do Terrence Howard, será o vilão da sequela, mas, e digo desde já que conheço pouco o universo do Homem de Ferro, o Rhodes não era o War Machine, que lutava ao lado do Tony Stark?

Um grande abraço!
De Dreamweaver a 7 de Maio de 2008 às 18:19
O Rhodes substitui o Stark por uns tempos na armadura por causa do alcoolismo dele. Mas quando Stark começa a recuperar, o Rhodes passa-se, pensando que Stark quer o seu lugar de volta... Não falo mais sobre eles os dois porque se não já estou a estragar um pouco da surpresa do próximo filme. Mas faz uma pesquisa e perceberás. Abraço
De Loot a 7 de Maio de 2008 às 18:52
Adorei o filme acho que é muito divertido e dos melhores da Marvel juntamente com os X-men (excepto o 3).

Sobre o Rhodes ele vai-se tornar o War Machine e segundo o que eu sei ele nunca foi propriamente um vilão, há uma fase em que ele se vira contra o Iron mas é por outras razoes e acho que é a isso que o Mauro se refere.

E para terminar o Robert Donwey Jr, é fabuloso e venha o segundo Iron Man.

Abraço
De Dreamweaver a 7 de Maio de 2008 às 20:56
Pois, era isso que eu queria dizer, loot. Thanks for the heads up! que venha o segundo!
Abraço
De Ricardo Fernandes a 9 de Maio de 2008 às 11:44
Eu gostei bastante do filme. Acho que os pontos fracos que falaste são precisamente o que está a favor neste filme. Acho que tens de ter 3 pontos em consideração: 1- o filme não é sobre o Ironman, é sobre como foi que aparece o Ironman. Aí tens o facto de ter pouca acção e um pacing lento de construção e "reliev" cómico que permitiu que o filme funcionasse, pois de contrario seria difícil ao espectador aguentar este esse desenvolvimento do fato. O que vai de encontro com a questão tecnológica detalhada que referes. No meu ponto de vista era necessária para se perceber Stark, enquanto homem e não herói aos olhos de todos, fãs e quem nunca viu. 2- Stark não domina o fato. Não o aperfeiçoou ainda. Logo o potencial que podia explorar... não pode :). Alem do mais, isso é para o segundo filme. 3- A Marvel estreou-se aqui por conta própria e tendo em atenção o que outros fizeram com as suas personagens, temo dizer que no seu universo, só Spiderman e Spiderman 2 lhe passam à frente. Nem sequer X-Men é tão bom (fiel/estilo/acção).

É um filme que, por exemplo no meu caso, serviu tanto para mim enquanto fã e para a minha mais que tudo, enquanto nem sequer saber quem é o Ironman. Gostamos imenso os dois com a certeza que ela quer ver mais de Tony Stark.
De Dreamweaver a 9 de Maio de 2008 às 16:24
Epá, não consigo ver o filme dessa maneira... Eu gostei do filme, mas cheguei ao fim com a sensação que faltou alguma coisa. E para mim, quando isso acontece é porque o filme não foi assim tão bom
Abraço
De Valada a 11 de Maio de 2008 às 01:22
O filme está bastante bom, gostei mesmo. Estava à espera de qualquer coisa repleta de acção e totalmente fútil e saiu-me um filme com uma boa história. O elenco é fantástico, e os efeitos-especiais estão excelentes. Apenas aponto 3 pontos negativos ao filme:

1- *SPOILER* Aquela cena do raio azul que sai lá da maquineta, e que passa pelo Iron Man sem fazer nada e ao outro faz... *SPOILER*

2-A voz do Terrence Howard, que eu não curto nem um bocadinho. Apesar de não o achar mau actor...

3-O facto de ter esperado que os créditos passassem (+/- 8 min) para ver o Samuel L. Jackson... Não sei qual o interesse da cena e ainda por cima tinha de ser o Samuel L. Jackson... o gajo é mesmo chato tem que meter o bodelho em todos os filmes...
De Valada a 11 de Maio de 2008 às 01:22
Esqueci-me de dizer que o filme tem uma grande banda sonora.
De Dreamweaver a 11 de Maio de 2008 às 12:39
Pois, para combinar AC/DC e Black Sabbath com um filme destes não é para todos! É sem dúvida um espectáculo ouvir estes clássicos durante o filme.
Abraço
De Ana S a 21 de Junho de 2008 às 23:00
Não se pode dizer que o filme seja mau mas sinceramente esperava mais. Mais efeitos especiais e mais desenvolvimento da personagem principal. O que não estava á espera era do carisma e do sentido de humor de Robert que compensou as pequenas falhas do filme!
De Marquinhos a 27 de Junho de 2009 às 04:44
Muito bom. O melhor filme sobre personagens MARVEL

Comment post

Author

Search

 

Setembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Filme da semana

Novembro 2006

Dezembro 2006

Janeiro 2007

Fevereiro 2007

Março 2007

Abril 2007

Maio 2007

Junho 2007

Julho 2007

Agosto 2007

Setembro 2007

Outubro 2007

Novembro 2007

Dezembro 2007

Janeiro 2008

Fevereiro 2008

Março 2008

Abril 2008

Maio 2008

Junho 2008

Julho 2008

Agosto 2008

 

 

3 de Janeiro 2008

10 de Janeiro 2008

17 de Janeiro 2008

24 de Janeiro 2008

31 de Janeiro 2008

7 de Fevereiro 2008

14 de Fevereiro 2008

21 de Fevereiro 2008

28 de Fevereiro 2008

6 de Março 2008

13 de Março 2008

20 de Março 2008

27 de Março 2008

3 de Abril 2008

10 de Abril 2008

17 de Abril 2008

24 de Abril 2008

1 de Maio 2008

8 de Maio 2008

15 de Maio 2008

22 de Maio 2008

29 de Maio 2008

5 de Junho 2008

12 de Junho 2008

19 de Junho 2008

26 de Junho 2008

3 de Julho 2008

10 de Julho 2008

17 de Julho 2008

17 de Julho 2008

31 de Julho 2008

7 de Agosto 2008

14 de Agosto 2008

21 de Agosto 2008

1001 filmes

A cinematic vision

Alternative prison

As imagens primeiro

Brain-mixer

Cine 7

Cineblog

Cinema Box

Cinema is my life

Cinema Notebook

Cinematográficamente falando

Cinerama

Close-up

Crónicas da perche

Depois falamos

Ecran gigante

Elite criativa

Frequência jovem

Gonn 1000

Grandes planos

High fidelity

Hotvnews 2.0

Imagens perdidas

Kimafri

Kriticinema

Lestrange

Let's look

My asian movies

Mundinho do cinema

Royale with cheese

Sala zero

SINema

The last chapter

Thriller

Um dia fui ao cinema