Melhor: as interpretações, o realismo das reacções, o final soberbo
Pior: um abrandamento de ritmo a meio do filme
Comentário
Angela Vidal e o seu operador de câmara estão a fazer uma reportagem para um programa entitulado 'Enquanto dormes' num dos quartéis de bombeiros de Barcelona. Durante essa noite que eles passam lá, tudo permanece calmo, mas Angela gostaria que houvesse alguma chamada de assistência para que pudessem reportar algo de emocionante, e essa chamada acontece mesmo, mas não para o que ela esperava... Uma equipa de bombeiros é chamada a um edifício onde uma idosa parece estar trancada em sua casa, mas quando lá chegam ela morde um dos polícias que também tinha vindo em sua assistência. Ao tentarem socorrer o polícia, as autoridades sanitárias não os deixam sair do edifício e o caos propaga-se.
Sinceramente não sei como começar esta critica, visto estar sem palavras para descrever este filme que nos deixa agarrados à cadeira. Talvez a melhor maneira será dizer que fui ver este filme duas vezes! Seguidas! Talvez isto demonstre como adorei ver este filme que já considero um dos melhores do ano. Desde o início que tenho vindo a acompanhar os desenvolvimentos deste filme, desde os seus trailers e prémios, e confesso que este filme merecia mais atenção por parte dos media e público em geral, porque isto sim é cinema. Conseguimos obter a estreia deste graças à sua vitória no Fantasporto, pois se não fosse isso talvez só o veríamos no famoso disco mágico. Já os Estados Unidos o vão ver depois do seu infame remake 'Quarantine', do qual já foi lançado um trailer. Ao visioná-lo, parecia que estava a ver o filme original, pois parece que foi filmado frame a frame. E como é que concebem um trailer, onde explicam logo a situação e o que acontece de mais importante?! Só estes americanos para estragarem uma obra de arte.
[REC] é filmado da mesma maneira que CloverField e muita gente tem feito essa comparação, mas devia ser ao contrário porque [REC] apareceu primeiro. O filme é muito bem filmado, não abusando do shaky cam. Balagueró e Plaza utilizam essa técnica nos momentos certos, não a tornando repetitiva. Gostei da maneira como mexeram com o som do filme, deixando-nos por vezes sem perceber o que os actores diziam através de impactos na câmara. Penso que o ponto de vista da câmara nos coloca mesmo no centro dos eventos, como fosses tu mesmo que estivésses lá, pois nem o operador da câmara aparece na imagem. Deixa-nos por vezes a agarrar a cadeira e nem nos deixa piscar os olhos! É realmente aterrador a maneira como acompanhamos os eventos e, sem dúvida, como eles acontecem.
Existem dois momentos menos bons no filme, mas eram de se esperar. O início é um pouco lento, mas serve para conhecer as pessoas que vão fazer parte da história. A outra, é a meio do filme, que chega até a quebrar o ritmo do filme, onde nos dão a conhecer os vizinhos da idosa. Mas percebo tudo isso, porque na vida real as coisas não estão sempre a acontecer.
Vão haver várias comparações a outros filmes, pois são inevitáveis devido ao seu conteúdo ( uma interessante comparação minha é à Noite dos mortos-vivos do Sam Raimi, depois vocês percebem porquê ). Mas existe algo que se distingue dos outros, que o define e que irá ficar na memória de todos os que forem ver este [REC]... Os seus últimos cinco minutos são o que o cinema de terror nos poderá dar de melhor. Eu saí branco e a tremer do cinema! Aqui estarão coisas que vos vão dar pesadelos e ter medo, muito medo de estar sozinhos...
Jaume Balagueró e Paco Plaza executaram aqui um filme estupendo e, para os amantes do terror, este é imperdível! Não é um filme de apenas pregar sustos, a sua brilhante execução deixa-nos pregados à cadeira, quase a arrancar os descansos dos braços!
'As pessoas precisam saber o que se passou aqui.
Não deixes de filmar, der por onde der...'