Latest news

O fim

Novo Saw V poster

Mais dois filmes para Rid...

Críticas pessoais- Hellbo...

Estreias nacionais

Novas imagens para Watchm...

Harry Potter and the half...

Ghost town poster

Star trek poster

Estreias nacionais

Sexta-feira, 11 de Abril de 2008

Críticas pessoais- [REC]

Melhor: as interpretações, o realismo das reacções, o final soberbo

Pior: um abrandamento de ritmo a meio do filme

 

Comentário

Angela Vidal e o seu operador de câmara estão a fazer uma reportagem para um programa entitulado 'Enquanto dormes' num dos quartéis de bombeiros de Barcelona. Durante essa noite que eles passam lá, tudo permanece calmo, mas Angela gostaria que houvesse alguma chamada de assistência para que pudessem reportar algo de emocionante, e essa chamada acontece mesmo, mas não para o que ela esperava... Uma equipa de bombeiros é chamada a um edifício onde uma idosa parece estar trancada em sua casa, mas quando lá chegam ela morde um dos polícias que também tinha vindo em sua assistência. Ao tentarem socorrer o polícia, as autoridades sanitárias não os deixam sair do edifício e o caos propaga-se.

Sinceramente não sei como começar esta critica, visto estar sem palavras para descrever este filme que nos deixa agarrados à cadeira. Talvez a melhor maneira será dizer que fui ver este filme duas vezes! Seguidas! Talvez isto demonstre como adorei ver este filme que já considero um dos melhores do ano. Desde o início que tenho vindo a acompanhar os desenvolvimentos deste filme, desde os seus trailers e prémios, e confesso que este filme merecia mais atenção por parte dos media e público em geral, porque isto sim é cinema. Conseguimos obter a estreia deste graças à sua vitória no Fantasporto, pois se não fosse isso talvez só o veríamos no famoso disco mágico. Já os Estados Unidos o vão ver depois do seu infame remake 'Quarantine', do qual já foi lançado um trailer. Ao visioná-lo, parecia que estava a ver o filme original, pois parece que foi filmado frame a frame. E como é que concebem um trailer, onde explicam logo a situação e o que acontece de mais importante?! Só estes americanos para estragarem uma obra de arte.

[REC] é filmado da mesma maneira que CloverField e muita gente tem feito essa comparação, mas devia ser ao contrário porque [REC] apareceu primeiro. O filme é muito bem filmado, não abusando do shaky cam. Balagueró e Plaza utilizam essa técnica nos momentos certos, não a tornando repetitiva. Gostei da maneira como mexeram com o som do filme, deixando-nos por vezes sem perceber o que os actores diziam através de impactos na câmara. Penso que o ponto de vista da câmara nos coloca mesmo no centro dos eventos, como fosses tu mesmo que estivésses lá, pois nem o operador da câmara aparece na imagem. Deixa-nos por vezes a agarrar a cadeira e nem nos deixa piscar os olhos! É realmente aterrador a maneira como acompanhamos os eventos e, sem dúvida, como eles acontecem.

Existem dois momentos menos bons no filme, mas eram de se esperar. O início é um pouco lento, mas serve para conhecer as pessoas que vão fazer parte da história. A outra, é a meio do filme, que chega até a quebrar o ritmo do filme, onde nos dão a conhecer os vizinhos da idosa. Mas percebo tudo isso, porque na vida real as coisas não estão sempre a acontecer.

Vão haver várias comparações a outros filmes, pois são inevitáveis devido ao seu conteúdo ( uma interessante comparação minha é à Noite dos mortos-vivos do Sam Raimi, depois vocês percebem porquê ). Mas existe algo que se distingue dos outros, que o define e que irá ficar na memória de todos os que forem ver este [REC]... Os seus últimos cinco minutos são o que o cinema de terror nos poderá dar de melhor. Eu saí branco e a tremer do cinema! Aqui estarão coisas que vos vão dar pesadelos e ter medo, muito medo de estar sozinhos...

Jaume Balagueró e Paco Plaza executaram aqui um filme estupendo e, para os amantes do terror, este é imperdível! Não é um filme de apenas pregar sustos, a sua brilhante execução deixa-nos pregados à cadeira, quase a arrancar os descansos dos braços!

 

'As pessoas precisam saber o que se passou aqui.

Não deixes de filmar, der por onde der...'

Published by Dreamweaver às 13:35
Post link | Comment | Add to favorites
11 comentários:
De Pikenatonta a 11 de Abril de 2008 às 14:54
Caramba, ando mesmo tentada a ver este filme! :)
De Dreamweaver a 11 de Abril de 2008 às 15:04
É espectacular, vais ficar agarrada à cadeira!
Cumprimentos
De Miguel Fonseca a 11 de Abril de 2008 às 15:37
Tive o prazer surpreendente de encontrar o meu primo (autor deste excelente blog), no momento em que ele saiu da primeira sessão de [REC]e ele estava a tremer por todos os lados!Tinha ja conhecimento deste filme e lido já umas excelentes criticas na net.Fiquei convencido e fui então com ele à sessão seguinte e posso afirmar que é realmente um filme de terror.Uma lufada de ar fresco por entre imensas tentativas frustradas de fazer arrepiar o espectador.[REC] mal deixa uma pessoa acalmar desde que a acção começa, entretendo e intrigando o publico até ao fim, AQUELE fim que é a cereja no topo, simplesmente sinistro!Totalmente recomendado, não se arrependerão!
De CinemaBox a 11 de Abril de 2008 às 15:38
Carago, entrei em estado de choque quando vi o trailer da versão americana! Uma autêntica cópia descarada do filme... estes americanos estão cada vez pior...
De Pikenatonta a 14 de Abril de 2008 às 15:42
Já o vi, e ADOREI!!! :))))

Boa semana e bons filmes! ;)
De Dreamweaver a 14 de Abril de 2008 às 17:48
Ainda bem que gostaste, é uma experiência única!
Bjs
De Sergio a 15 de Abril de 2008 às 21:35
E um filme realmente assustador, eu digo isto porque como sou grande adepto de filmes de terror ja vi muitos e muitos filmes do genero mas nunca tinha visto um que se parecesse com este, este foi um daqueles filmes que me fez saltar e tremer de medo, e isso raramente me acontece. Aconselho bastante este filme, de preferencia no cinema ou em casa se tiverem um ecran bem grande com um grande surround!
De Loot a 16 de Abril de 2008 às 16:54
Adoro o género e por isso saí bastate satisfeito, o filme é muito intenso e aquele final é como dizes um espectáculo.

Abraço
De Ricardo a 20 de Abril de 2008 às 12:46
Olá mais uma vez! Bem vi ontem este filme e desde já concordo com as tuas 10 estrelas, eu ainda sou novito (16 anos), mas aprecio um bom filme, e sinceramente eu só custumo gostar de filmes ingleses, e este surpreendeu-me bastante, gostei do filme em si, esta bem feito, só não estou é habituado a ver imagens andar tão depressa, por vezes nao se entende, que para mim estraga um pouco as coisas, mas de resto esteve perfeito, o ambiente e a pouca luz, ajudou muito para o filme, principlamente no fim, até deu para dar uns pulitos na cadeira ;)
Continua com o exelente trabalho, cada vez que preciso de opiniões para filmes, aqui venho eu ver ;)
Abraço!
De Dreamweaver a 20 de Abril de 2008 às 20:28
Obrigado! Já sabes, volta sempre!
Abraço
De Lucas Rammé a 18 de Maio de 2008 às 09:05
Pra quem quer passar o tempo ate que serve, se for ver acompanhado com aquela gata recomendo sim.
Mas para a galera que curte mesmo um filme de terror como eu, vai achar simplesmente um tedio, tudo muito previsivel e um final que deixa a desejar.

Comment post

Author

Search

 

Setembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30